PESCA DESPORTIVA ALTO MAR

Registe-se no fórum e passe a ter acesso a todo o seu conteúdo, não custa nada e passe a fazer parte desta Comunidade.

Alguns dados de registo são obrigatórios, no entanto a seu registo poderá ser alvo de aceitação ou não por parte da administração.

PESCA DESPORTIVA ALTO MAR

53544 Mensagens do forum

Pré Inscrições 5º Troféu Caramelo AA Pinhalnovense

Lista Pré-Inscritos no 5º Troféu Caramelo

Reservas Online - Novo

Embarcações
Marítimo Turísticas 
"Patrocinadoras do Fórum"

Setúbal

Inscrições
Leão Marinho      Cruzeiro do Sul
Minerva
Sertórios

Ericeira

Inscrições
O Lobo

Sesimbra

Inscrições
Bate a Asa

Quer Aderir?
Preencher o seguinte
formulário em baixo para
se inscrever e conhecer as
condições de adesão!!!

Marcações Online/Lojas & Marcas

Publicidade

Este espaço pode ser seu!!!

Contacto:

formularios2012@gmail.com

Casa Pita Art.Pesca Setúbal

Aquamaster

Maio 2012

SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Em prova de competição é possivel substituir poitada por dar cabo????

Compartilhe

Sérgio Martinho
    Clube Naval Ericeira
    Clube Naval Ericeira

Campeonato Nacional Campeonato Nacional:
    • ............Retirado..........
    Número de Mensagens: 6256

Equipamento
    Cana: GIMA
    Carreto: DAIWA ISO
    Fios: CASINI

Help Em prova de competição é possivel substituir poitada por dar cabo????

Mensagem por Sérgio Martinho em Ter 12 Jul 2011, 12:27

Relembrando a primeira mensagem :

O que dizem: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Saudações Náuticas, Desportivas e Benfiquistas ....

Paulo Carvalhosa ( KARVA ), hoje e sempre meu amigo, estejas onde estiveres ... Bem Hajas !!! .....

Sérgio Martinho.....Pescador falta de Ar ..Cuidado!!!

asardoeira
    Brisa
    Brisa

• .............2ª Divisão............
    Número de Mensagens: 361

Equipamento
    Cana: NBS Steel Power 3.80
    Carreto: Shimano Steela 10000
    Fios: Vários Fluorcarbonos

Help Re: Em prova de competição é possivel substituir poitada por dar cabo????

Mensagem por asardoeira em Qua 13 Jul 2011, 14:21

Como já referi posso reencaminhar o email a quem o desejar.

Concordo que deveria haver uma melhor clarificação deste assunto por parte da Federação, concordando também no que foi dito, as formações de comissários não são só para formar novos comissários, serve para os outros tirarem dúvidas e partilhar ideias.

Taliban
    CN Matosinhos
    CN Matosinhos

• ............3ª Divisão Norte..........
    Número de Mensagens: 1061

Equipamento
    Cana: Colmic Hypnosys 3/4m; Teklon Teleboat 4m; Barros Titanus Offshore 3/4, Tubertini F1 504
    Carreto: Banax SI 5000 DX; Okuma Aexon AXS 65 D; Stellas 6000 e 8000 FA.
    Fios: Seaguar, Sasame, Awa-Shima,+

Mensagem por Taliban em Qua 13 Jul 2011, 14:56

Boas pescarias.

Mantenho o que já disse, desculpem a minha teimosia e opinião, mas cumpro o que está escrito.

Sobre o reencaminhamento do “email”, isso apenas vai resolver parcialmente a situação, pois só vai ter acesso o pessoal dos Lobos do Mar e mais uns amigos, mas não chegará a todos os atletas.

Tem de ficar escrito no regulamento, (pelo menos na pasta distribuída aos comissários e estes alertarem logo no início da prova, desse facto de dar ou puxar cabo, contar como poitada), mas estando junto do mesmo um apenso, um anexo, cópia do email enviado a alguns clubes, tudo devidamente autenticado pela Federação, podem até fazer uma nota, como fizeram no nº. 1 do Artº. 4º., ou pura e simplesmente acrescentar, mais uma frase no ponto da “discussão” e alterando apenas a página 12 do aludido regulamento, caso seja isto possível.

Sobre as formações de comissários, frequentei-a em 05FEV2011, em Matosinhos, é verdade que existem inúmeras questões que nestas formações são esclarecidas, mas talvez na altura ainda não se questionasse o ponto em causa.

Abraço.

Braga.

hugo
    Clube Naval Ericeira
    Clube Naval Ericeira

• ............1ª Divisão............
    Número de Mensagens: 47

Equipamento
    Cana: tica new dolphin 3.25mt , colmic power drive 3.60mt
    Carreto: grauvell 3500, shimano ultegra
    Fios: gorilla, seaguar fxr,

Mensagem por hugo em Qui 14 Jul 2011, 01:40

ora boas, depois de ter verificado o regulamento realmente diz "dar ou colher cabo nao é permitido" o que mais uma vez para mim é uma gralha esquecimento ou o que lhe queiram chamar mas mais uma vez nao percebo o porque de tanta confusao uma vez que a meu ver isto apenas nos beneficia a todos, em 1º lugar sempre que se faz uma votaçao nos barcos onde estive presente sempre ficou claro que seria para dar cabo ou fazer poitada e ai é uma responsabilidade do comissário deixar isso claro, posto isto acabam se os problemas e nao percebo uma coisa o dar ou colher cabo será uma opçao de recurso em determinadas circunstancias especiais, dou como exemplo estarmos a 30 ou 40 minutos de acabar a prova e onde mudar de pesqueiro pode ser mortifero ou mesmo impensavel, ou entao numa situaçao como a que tivemos agora na nazare na 2ª mao do nacional de clubes. e nestas situaçoes o podermos apenas dar cabo pode ser a diferença de fazermos mais 100 pontitos que no final podem fazer tanta falta. 1º queixaram se que ja nao era permitido, agora queixam se porque é mas no regulamento diz ah e tal e coiso e entao tenho aqui uma razao para ser sacana e prejudicar alguem. em tom de brincadeira deixem se de pan@l@irices pesquem disfrutem divirtam se e nao se esqueçam que a unica coisa que ganhamos no final é um titulo nada mais. é assim que eu vejo a competiçao e quero continuar a vela no dia que tiver que andar a arranjar artimanhas para ganhar desisto da competiçao tenho a cana o carreto as montagens e as maozinhas para trabalhar nao preciso de mais nada. portem se beijinhos para elas e abraços para eles. e mais uma vez nao levem isto num tom serio porque nao é mas nao deixa de ser a minha opiniao.

MOliveira
    CN Nazaré
    CN Nazaré

• ............3ª Divisão Centro.......
    Número de Mensagens: 21

Equipamento
    Cana:
    Carreto:
    Fios:

Mensagem por MOliveira em Qui 14 Jul 2011, 09:33

hugo escreveu:ora boas, depois de ter verificado o regulamento realmente diz "dar ou colher cabo nao é permitido" o que mais uma vez para mim é uma gralha esquecimento ou o que lhe queiram chamar mas mais uma vez nao percebo o porque de tanta confusao uma vez que a meu ver isto apenas nos beneficia a todos, em 1º lugar sempre que se faz uma votaçao nos barcos onde estive presente sempre ficou claro que seria para dar cabo ou fazer poitada e ai é uma responsabilidade do comissário deixar isso claro, posto isto acabam se os problemas e nao percebo uma coisa o dar ou colher cabo será uma opçao de recurso em determinadas circunstancias especiais, dou como exemplo estarmos a 30 ou 40 minutos de acabar a prova e onde mudar de pesqueiro pode ser mortifero ou mesmo impensavel, ou entao numa situaçao como a que tivemos agora na nazare na 2ª mao do nacional de clubes. e nestas situaçoes o podermos apenas dar cabo pode ser a diferença de fazermos mais 100 pontitos que no final podem fazer tanta falta. 1º queixaram se que ja nao era permitido, agora queixam se porque é mas no regulamento diz ah e tal e coiso e entao tenho aqui uma razao para ser sacana e prejudicar alguem. em tom de brincadeira deixem se de pan@l@irices pesquem disfrutem divirtam se e nao se esqueçam que a unica coisa que ganhamos no final é um titulo nada mais. é assim que eu vejo a competiçao e quero continuar a vela no dia que tiver que andar a arranjar artimanhas para ganhar desisto da competiçao tenho a cana o carreto as montagens e as maozinhas para trabalhar nao preciso de mais nada. portem se beijinhos para elas e abraços para eles. e mais uma vez nao levem isto num tom serio porque nao é mas nao deixa de ser a minha opiniao.

Pois Hugo, mas precisamente essas "artimanhas" e "sacanices" apenas acontecem porque, neste caso, existem lacunas no regulamento e "ruido" causado por comunicados que levam a que haja várias interpretações das regras.
    E como referes, e bem, mudar de pesqueiro a 30 ou 40 minutos do fim pode ser "mortífero", mas segundo as regras pode ser feito não pode?
    Mas também acho que pode haver injustiça na situação que defendes, pois não é assim tão clara, por exemplo:
    - Estamos à pesca, e o pesqueiro está notoriamente "seco", no entanto eu estou a ganhar (faço um pouco de sacana, mas é para dar o exemplo) e pretendo tirar vantagem, logo peço para irmos a votos para dar cabo.
    - Como todos querem mudar de pesqueiro e não apenas dar cabo, perco a votação, no entanto ganho porque, segundo as regras, temos que esperar meia hora para haver nova votação (pois pelo meu voto não haverá hunanimidade).
    Com este exemplo, quero apenas mostrar que o facto de não existirem definições que regulamentem a competição, poderemos ter sempre que se aproveite de situações menos explícidas.

EduardoVCunha
    FPPDAM
    FPPDAM

Número de Mensagens: 2

Mensagem por EduardoVCunha em Qui 14 Jul 2011, 16:27

Até 2009 era possivel dar/puxar cabo com algumas regras. A partir de 2010 deixou de ser possivel. O artº 15 no ponto 6. O acto de colher ou dar cabo não é permitido, quiz dizer que o que se fazia anteriormente não era possivel. Puxar, dar cabo as vezes que a maioria quisesse. Era esse o espirito e que quisemos anular. Entretanto colocava-se a seguinte questão: Não havendo definição regulamentar de poitada ou mudança de pesqueiro se for colhido ou dar cabo podia ser considerado poitada/mudança de pesqueiro?. Não temos quaisquer dúvidas que é o mesmo que mudança de pesqueiro e foi nesse sentido que enviamos a todos os clubes o esclarecimento a que se referem. De facto nos termos da redacção actual e podendo provocar dúvidas faremos a alteração do texto para a próxima época. Os regulamentos, e estamos todos de acordo, devem ser claros de modo a não suscitarem dúvidas. E sempre que existam devem ser corrigidos. De qualquer modo está definido e sem qualquer dúvida que o espirito anterior do dar/puxar cabo acabou e sendo considerado " poitada " é permitido. Gostava de fazer uma observação :os clubes têm tambem uma acção formativa muito importante dando a conhecer aos seus atletas todas as informações por nós emanadas.

Sérgio Martinho
    Clube Naval Ericeira
    Clube Naval Ericeira

• ............Retirado..........
    Número de Mensagens: 6256

Equipamento
    Cana: GIMA
    Carreto: DAIWA ISO
    Fios: CASINI

Mensagem por Sérgio Martinho em Qui 14 Jul 2011, 16:58

EduardoVCunha escreveu:Até 2009 era possivel dar/puxar cabo com algumas regras. A partir de 2010 deixou de ser possivel. O artº 15 no ponto 6. O acto de colher ou dar cabo não é permitido, quiz dizer que o que se fazia anteriormente não era possivel. Puxar, dar cabo as vezes que a maioria quisesse. Era esse o espirito e que quisemos anular. Entretanto colocava-se a seguinte questão: Não havendo definição regulamentar de poitada ou mudança de pesqueiro se for colhido ou dar cabo podia ser considerado poitada/mudança de pesqueiro?. Não temos quaisquer dúvidas que é o mesmo que mudança de pesqueiro e foi nesse sentido que enviamos a todos os clubes o esclarecimento a que se referem. De facto nos termos da redacção actual e podendo provocar dúvidas faremos a alteração do texto para a próxima época. Os regulamentos, e estamos todos de acordo, devem ser claros de modo a não suscitarem dúvidas. E sempre que existam devem ser corrigidos. De qualquer modo está definido e sem qualquer dúvida que o espirito anterior do dar/puxar cabo acabou e sendo considerado " poitada " é permitido. Gostava de fazer uma observação :os clubes têm tambem uma acção formativa muito importante dando a conhecer aos seus atletas todas as informações por nós emanadas.

Obrigado pelo esclarecimento !! fixe

Saudações Náuticas, Desportivas e Benfiquistas ....

Paulo Carvalhosa ( KARVA ), hoje e sempre meu amigo, estejas onde estiveres ... Bem Hajas !!! .....

Sérgio Martinho.....Pescador falta de Ar ..Cuidado!!!

oceanoazul
    Aspirante

Número de Mensagens: 370

Equipamento
    Cana: Barros Red Tail, Tubertini Gorilla boat AP350, Hiro Bellona 20lbs, Hiro Rebello Jig 2,40
    Carreto: Shimano, Tica e outros
    Fios: Power Pró, Asso, gorila uc4, seaguar

Mensagem por oceanoazul em Qui 14 Jul 2011, 22:39

Boas
    Vocês já pensaram falar com o legislador e os mentores desta lei e qual foi a ideia deles ... e esclarecer duma vez por todas as várias interpretações da lei ... sim porque alguém fez a lei e não foi Deus nosso senhor !!! e isto pode ser resolvido da melhor maneira.

Eu vou dar a minha opinião... é sabido que quando um pesqueiro está "seco" há duas opções mudar de poitada ou dar ou puxar cabo .... mas ... para mudar de zona dando cabo é preciso que a manobra seja franca ou seja dar pelo menos 50 ou 100 metros de cabo ou talvez mais pois se assim não for a diferença nas capturas não se faz sentir (isto se o mestre souber que vale a pena dar cabo) pois o peixe das redondezas quando sente que há comida numa área vem duma periferia próxima e ainda por cima o pessoal faz lançamentos ainda agrava mais a "secura" do pesqueiro portanto sou de opinião que dando cabo se deva fazer com franqueza para poder ser considerada poitada por exemplo ... podendo haver uma bitola mínima de X braças de cabo a largar na manobra e assim a coisa ficava resolvida "penso eu de Que".

Pois estamos todos em sintonia que por vezes se perde muito tempo em resto de prova para mudar a poitada.
    fixe

hugo
    Clube Naval Ericeira
    Clube Naval Ericeira

• ............1ª Divisão............
    Número de Mensagens: 47

Equipamento
    Cana: tica new dolphin 3.25mt , colmic power drive 3.60mt
    Carreto: grauvell 3500, shimano ultegra
    Fios: gorilla, seaguar fxr,

Mensagem por hugo em Qui 14 Jul 2011, 23:05

boas oceano quanto á lei o eduardo acabou de a explicar com toda a clareza, quanto ás braças está regulamentado que será sempre no minimo 3 vezes o tamanho da embarcaçao se nao estou em erro.já agora obrigado eduardo pelo esclarecimento.

oceanoazul
    Aspirante

Número de Mensagens: 370

Equipamento
    Cana: Barros Red Tail, Tubertini Gorilla boat AP350, Hiro Bellona 20lbs, Hiro Rebello Jig 2,40
    Carreto: Shimano, Tica e outros
    Fios: Power Pró, Asso, gorila uc4, seaguar

Mensagem por oceanoazul em Sex 15 Jul 2011, 00:22

Já me calo Embarassed ... li os posts e não cheguei a conclusão nenhuma agora li o post do Eduardo ... assim já estou esclarecido, sendo assim está tudo bem definido e não há confusão nenhuma fixe

MOliveira
    CN Nazaré
    CN Nazaré

• ............3ª Divisão Centro.......
    Número de Mensagens: 21

Equipamento
    Cana:
    Carreto:
    Fios:

Mensagem por MOliveira em Sex 15 Jul 2011, 22:03

hugo escreveu:boas oceano quanto á lei o eduardo acabou de a explicar com toda a clareza, quanto ás braças está regulamentado que será sempre no minimo 3 vezes o tamanho da embarcaçao se nao estou em erro.já agora obrigado eduardo pelo esclarecimento.

Desculpa Hugo pela insistência, mas onde viste regulamentado que o comprimento mínimo do acto de dar cabo é de 3 vezes o tamanho da embarcação?

Olá Eduardo, compreendo perfeitamente a pretensão do disposto no ponto 6 do artº15, mas o que me leva a defender o "não dar cabo" é precisamente porque no novo artigo desaparece uma informação essencial para a definição de dar cabo.

Miguel Oliveira

Luís Pereira
    G.D. Os Amarelos
    G.D. Os Amarelos

• ............3ª Divisão Sul............
    Número de Mensagens: 8763

Equipamento
    Cana: Vega Zoom Boat 3/4 mt -Grauvel TekLon 4 mt - Grauvell DH 3/4 mt
    Carreto: Daiwa Tournment 5000 ISO
    Fios: Vega - Duel - Fantasm

Mensagem por Luís Pereira em Sab 16 Jul 2011, 09:05

Olá Eduardo, Bem Vindo ao Fórum e muito obrigado pelo esclarecimento. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Gd Os Amarelos
    - Campeão Nacional de Clubes 2011

Taliban
    CN Matosinhos
    CN Matosinhos

• ............3ª Divisão Norte..........
    Número de Mensagens: 1061

Equipamento
    Cana: Colmic Hypnosys 3/4m; Teklon Teleboat 4m; Barros Titanus Offshore 3/4, Tubertini F1 504
    Carreto: Banax SI 5000 DX; Okuma Aexon AXS 65 D; Stellas 6000 e 8000 FA.
    Fios: Seaguar, Sasame, Awa-Shima,+

Mensagem por Taliban em Sab 16 Jul 2011, 16:21

Boas pescarias.

EduardoVCunha escreveu:Até 2009 era possivel dar/puxar cabo com algumas regras. A partir de 2010 deixou de ser possivel. O artº 15 no ponto 6. O acto de colher ou dar cabo não é permitido, quiz dizer que o que se fazia anteriormente não era possivel. Puxar, dar cabo as vezes que a maioria quisesse. Era esse o espirito e que quisemos anular. Entretanto colocava-se a seguinte questão: Não havendo definição regulamentar de poitada ou mudança de pesqueiro se for colhido ou dar cabo podia ser considerado poitada/mudança de pesqueiro?. Não temos quaisquer dúvidas que é o mesmo que mudança de pesqueiro e foi nesse sentido que enviamos a todos os clubes o esclarecimento a que se referem. De facto nos termos da redacção actual e podendo provocar dúvidas faremos a alteração do texto para a próxima época. Os regulamentos, e estamos todos de acordo, devem ser claros de modo a não suscitarem dúvidas. E sempre que existam devem ser corrigidos. De qualquer modo está definido e sem qualquer dúvida que o espirito anterior do dar/puxar cabo acabou e sendo considerado " poitada " é permitido. Gostava de fazer uma observação :os clubes têm tambem uma acção formativa muito importante dando a conhecer aos seus atletas todas as informações por nós emanadas.

Antes de mais quero dizer que me congratulo pela presença no "Forum" do Sr. Presidente da Federação.

Sobre o ponto de "discussão", 6. O acto de colher ou dar cabo não é permitido., se me é permitido opinar e dado que a redacção vai ser alterado, diria: "6. O acto de colher ou dar cabo, ao ser efectuado, conta como poitada.", porque se o espirito do legislador era dizer que contava como poitada, na minha óptica, não devia ter dito que não era permitido.

Abraço.

Braga.

asardoeira
    Brisa
    Brisa

Número de Mensagens: 361

Equipamento
    Cana: NBS Steel Power 3.80
    Carreto: Shimano Steela 10000
    Fios: Vários Fluorcarbonos

Mensagem por asardoeira em Dom 17 Jul 2011, 18:47

Bem-vindo Sr Presidente e obrigado pelo esclarecimento fixe

Data/hora atual: Sab 19 Maio 2012, 22:28