PESCA DESPORTIVA ALTO MAR

Registe-se no fórum e passe a ter acesso a todo o seu conteúdo, não custa nada e passe a fazer parte desta Comunidade.

Alguns dados de registo são obrigatórios, no entanto a seu registo poderá ser alvo de aceitação ou não por parte da administração.

PESCA DESPORTIVA ALTO MAR

53544 Mensagens do forum

Pré Inscrições 5º Troféu Caramelo AA Pinhalnovense

Lista Pré-Inscritos no 5º Troféu Caramelo

Reservas Online - Novo

Embarcações
Marítimo Turísticas 
"Patrocinadoras do Fórum"

Setúbal

Inscrições
Leão Marinho      Cruzeiro do Sul
Minerva
Sertórios

Ericeira

Inscrições
O Lobo

Sesimbra

Inscrições
Bate a Asa

Quer Aderir?
Preencher o seguinte
formulário em baixo para
se inscrever e conhecer as
condições de adesão!!!

Marcações Online/Lojas & Marcas

Publicidade

Este espaço pode ser seu!!!

Contacto:

formularios2012@gmail.com

Casa Pita Art.Pesca Setúbal

Aquamaster

Maio 2012

SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Em prova de competição é possivel substituir poitada por dar cabo????

Compartilhe

Sérgio Martinho
    Clube Naval Ericeira
    Clube Naval Ericeira

Campeonato Nacional Campeonato Nacional:
    • ............Retirado..........
    Número de Mensagens: 6256

Equipamento
    Cana: GIMA
    Carreto: DAIWA ISO
    Fios: CASINI

Help Em prova de competição é possivel substituir poitada por dar cabo????

Mensagem por Sérgio Martinho em Ter 12 Jul 2011, 12:27

O que dizem: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Saudações Náuticas, Desportivas e Benfiquistas ....

Paulo Carvalhosa ( KARVA ), hoje e sempre meu amigo, estejas onde estiveres ... Bem Hajas !!! .....

Sérgio Martinho.....Pescador falta de Ar ..Cuidado!!!

Taliban
    CN Matosinhos
    CN Matosinhos

• .............2ª Divisão............
    • ............3ª Divisão Norte..........
    Número de Mensagens: 1061

Equipamento
    Cana: Colmic Hypnosys 3/4m; Teklon Teleboat 4m; Barros Titanus Offshore 3/4, Tubertini F1 504
    Carreto: Banax SI 5000 DX; Okuma Aexon AXS 65 D; Stellas 6000 e 8000 FA.
    Fios: Seaguar, Sasame, Awa-Shima,+

Help Re: Em prova de competição é possivel substituir poitada por dar cabo????

Mensagem por Taliban em Ter 12 Jul 2011, 12:41

Boas pescarias.

Boas pescarias.

Ricardol escreveu:
    Bom, pelo menos nas formações foi dito que dar cabo era permitido, contava era como uma poitada, agradeço desde já a ajuda de alguem da federação para que esta situação fique bem esclarecida.

Mas ao Ricardo não há dúvida que o Regulamento é o actualizado, o que diz "6. O acto de colher ou dar cabo não é permitido.". Assim, eu quando sou nomeado para comissário duma embarcação, (já fui umas vezes), cumpro o que o regulamento diz e na dúvida consulto-o na hora, o que já aconteceu uma vez. Agora se me é permitido opinar acerca do aludido ponto 6, do Artigo 15º., ele dá aso, no meu modo de ver, à seguinte pergunta porque razão ele não está escrito do seguinte modo, (6. O acto de colher ou dar cabo é proíbido.), agora temos de ir ao dicionário ver os sinónimos de permitir e de proibir, talvez por essa razão há quem diga que se pode dar ou colher cabo, contando como poitada, mas mais uma vez na minha opinião devia isso estar expresso no aludido ponto.

O pessoal do Pampilhosa que me desculpe de estar aqui a falar de Regulamentos, mas essa dúvida foi colocada também por atletas vossos.

Abraço.

Braga.

Fui copiar a mensagem doutro local para aqui, onde já formulo a minha opinião.

Abraço.

Braga.

Paulo Patacão
    C.ª Mares
    C.ª Mares

Número de Mensagens: 45

Equipamento
    Cana: Maver Elite 400 e Tornado Teleboat 4100
    Carreto: Stella 8000
    Fios: Seaguar, Asso e Fantasm

Mensagem por Paulo Patacão em Ter 12 Jul 2011, 15:35

Boa tarde,

Para mim está claramente escrito que o acto de colher ou dar cabo é proibido, é sempre necessário levantar ferro do fundo, nem que depois o mestre volte para o mesmo sitio, isso já não importa.

Agora se existe outra leitura do Portugues, não me parece.

asardoeira
    Brisa
    Brisa

Número de Mensagens: 361

Equipamento
    Cana: NBS Steel Power 3.80
    Carreto: Shimano Steela 10000
    Fios: Vários Fluorcarbonos

Mensagem por asardoeira em Ter 12 Jul 2011, 16:35

Boa tarde,

Conforme o Ricardo já havia referido, numa formação de comissários em que eu e ele estivemos presentes colocou-se esta questão, eu tenho um email que penso que mais terão com uma explicação da FPPDAM que passo a citar:

"From: FPPDAM | SECRETARIADO [mailto:secretariado@fppdam.pt]
    Sent: quarta-feira, 16 de Março de 2011 11:00
    To: Amarelos; Amarelos_2; Amarelos_Bruno Russo; AN Guadiana; António Miranda_Pampilhosa; Ass. Desp. Pampilhosa; Assoc. Costa Azul; Botafogo FC; Brisa; C. ª Mares; C. ª Mares_1; Carlos Motaco_C.ª Mares; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]; Clube Naval Povoense; Clube Tavirense; CN Ericeira; CN Matosinhos; CN Nazaré; CN Sesimbra; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]; CPND Albufeira; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]; Fernando Costa_RTP; Ginasio C.N. Faro; GN Olhão; João Cardoso; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]; Mario Bonito_Carapinheirense; Miguel Angelo Soares; Pinhalnovense; Pinhalnovense_Carlos Vinagre; 'Renato Pinho_CN Nazaré'; Ricardo Lavandeira_Botafogo
    Subject: Regulamento de Pesca em Barco Fundeado

Exmo. Senhor Presidente,

Ao ser-nos solicitado esclarecimento sobre o ponto 6 do art.º 15º - “Acto de colher ou dar cabo não é permitido” informamos o seguinte:

- O dar ou puxar cabo não é permitido com a excepção de optarem por fazer uma mudança de pesqueiro sem levantar a âncora escolhendo dar ou puxar cabo contando com uma poitada.

Com os melhores cumprimentos.

A Direcção

FPPDAM

"

Para mim serve esta explicação da federação, a quem quiser eu posso fazer o reencaminhamento deste email.

abraços

Sérgio Martinho
    Clube Naval Ericeira
    Clube Naval Ericeira

• ............Retirado..........
    Número de Mensagens: 6256

Equipamento
    Cana: GIMA
    Carreto: DAIWA ISO
    Fios: CASINI

Mensagem por Sérgio Martinho em Ter 12 Jul 2011, 16:52

asardoeira escreveu:Boa tarde,

Conforme o Ricardo já havia referido, numa formação de comissários em que eu e ele estivemos presentes colocou-se esta questão, eu tenho um email que penso que mais terão com uma explicação da FPPDAM que passo a citar:

"From: FPPDAM | SECRETARIADO [mailto@fppdam.pt]
    Sent: quarta-feira, 16 de Março de 2011 11:00
    To: Amarelos; Amarelos_2; Amarelos_Bruno Russo; AN Guadiana; António Miranda_Pampilhosa; Ass. Desp. Pampilhosa; Assoc. Costa Azul; Botafogo FC; Brisa; C. ª Mares; C. ª Mares_1; Carlos Motaco_C.ª Mares; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]; Clube Naval Povoense; Clube Tavirense; CN Ericeira; CN Matosinhos; CN Nazaré; CN Sesimbra; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]; CPND Albufeira; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]; Fernando Costa_RTP; Ginasio C.N. Faro; GN Olhão; João Cardoso; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]; Mario Bonito_Carapinheirense; Miguel Angelo Soares; Pinhalnovense; Pinhalnovense_Carlos Vinagre; 'Renato Pinho_CN Nazaré'; Ricardo Lavandeira_Botafogo
    Subject: Regulamento de Pesca em Barco Fundeado

Exmo. Senhor Presidente,

Ao ser-nos solicitado esclarecimento sobre o ponto 6 do art.º 15º - “Acto de colher ou dar cabo não é permitido” informamos o seguinte:

- O dar ou puxar cabo não é permitido com a excepção de optarem por fazer uma mudança de pesqueiro sem levantar a âncora escolhendo dar ou puxar cabo contando com uma poitada.

Com os melhores cumprimentos.

A Direcção

FPPDAM

"

Para mim serve esta explicação da federação, a quem quiser eu posso fazer o reencaminhamento deste email.

abraços

Isso mesmo, conta como poitada !!!
    fixe

Saudações Náuticas, Desportivas e Benfiquistas ....

Paulo Carvalhosa ( KARVA ), hoje e sempre meu amigo, estejas onde estiveres ... Bem Hajas !!! .....

Sérgio Martinho.....Pescador falta de Ar ..Cuidado!!!

MOliveira
    CN Nazaré
    CN Nazaré

• ............3ª Divisão Centro.......
    Número de Mensagens: 21

Equipamento
    Cana:
    Carreto:
    Fios:

Mensagem por MOliveira em Ter 12 Jul 2011, 18:03

Olá a todos,

Também me debato com essa dúvida, e como comissário interpreto o texto do ponto 6 do Artº 15º do regulamento de 2011 à letra: "acto de colher ou dar cabo não é permitido."

Também vi o email (embora nenhum atleta do meu clube o tenha recebido), no entanto no regulamento não existe a palavra "excepto" (ou "exceto" à luz do novo acordo ortográfico), logo não creio haver fundamento para justificação dada pela Federação no email referido.

Se existe um regulamento para "regulamentar" a competição, qualquer alteração a qualquer ponto terá que ser referida no mesmo e não como email a tirar dúvidas a determinados atletas.
    Já agora pergunto, alguém já viu uma cópia do dito email anexada ao regulamento que vai na pasta do comissário?

Embora concorde com a possibilidade do acto de dar cabo possa ser considerada poitada (em caso de unanimidade), penso que existem várias condicionantes que deverão ser definidas:

- Quando alguém pede poitada, diz logo se quer apenas dar cabo?
    - Depois de se votar se há poitada, vota-se para se decidir se se dá cabo ou se muda de pesqueiro?
    - Quantos metros/comprimentos do barco se deverá considerar para o acto de dar cabo?

Não quer dizer que haja necessidade de tanta especificação (até poderei estar a complicar o que é simples), mas penso que é necessário que esteja tudo escrito no regulamento.

No entanto, este ano como comissário (e atleta), com o acordo de todos, já permiti que se desse cabo contando como poitada.

Miguel Oliveira

MOliveira
    CN Nazaré
    CN Nazaré

Equipamento
    Cana:
    Carreto:
    Fios:

Mensagem por MOliveira em Ter 12 Jul 2011, 18:09

Ao ver melhor o post do Sardoeira, percebi que me enganei:

O email foi enviado para os clubes.
    Por acaso, a secção de pesca do C.N.Nazaré não recebeu, mas veio para o clube (não o recebo para distribuir aos meus colegas).

mea culpa.

Mas não invalida o facto de se ter que alterar no regulamento em vigor, por causa das definições que referi no post anterior.

É a minha opinião.

Ricardol
    Botafogo FC
    Botafogo FC

Número de Mensagens: 2835

Equipamento
    Cana: Tubertini KBM F1 504, Tubertini KBM F1 504 Fix, Tubertini Sea Power Strong 3-4m
    Carreto: Tubertini AP Power 8000, Tubertini Maxim
    Fios: Tubertini

Mensagem por Ricardol em Ter 12 Jul 2011, 18:49

Eu lembro-me bastante bem deste mail, não sei é se ainda o terei, no entanto de cada vez que sou comissario e o pessoal opta por dar cabo, faço contar como uma poitada, tal como fui informado.

Ricardo Lavandeira

Vamos a eles[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

António Miranda (Tójó)
    ADCP Pampilhosa
    ADCP Pampilhosa

Número de Mensagens: 67

Equipamento
    Cana: Vega Renaissance; Vega Technical; Yuki Brave King
    Carreto: Tubertini AP Power 8000; Tica
    Fios: Fluocarbono VEGA Potenza;Ion da AWA SHIMA

Mensagem por António Miranda (Tójó) em Ter 12 Jul 2011, 21:48

Eu como comissário já considerei dar cabo como poitada, pois foi assim que foi referido na formação de comissários.
    Como o Miguel diz também acho que no regulamento poderia estar mais clarificado a situação de dar cabo, mas eu entendo que no regulamento está referido que não se pode dar cabo para romper com o que se praticava no anterior regulamento e como não está referido que numa poitada se deve levantar ferro, acho que se deve contar como poitada sempre que se muda de pesqueiro quer seja com leventamento de ferro ou recorrendo a dar cabo.´

Tójó

Taliban
    CN Matosinhos
    CN Matosinhos

• ............3ª Divisão Norte..........
    Número de Mensagens: 1061

Equipamento
    Cana: Colmic Hypnosys 3/4m; Teklon Teleboat 4m; Barros Titanus Offshore 3/4, Tubertini F1 504
    Carreto: Banax SI 5000 DX; Okuma Aexon AXS 65 D; Stellas 6000 e 8000 FA.
    Fios: Seaguar, Sasame, Awa-Shima,+

Mensagem por Taliban em Ter 12 Jul 2011, 23:07

Boas pescarias.

Desconheço esse "email" de esclarecimento, assim como desconheço se o meu clube o recebeu, mas vou questionar quem de direito, sobre esse assunto.

Relativamente ao Regulamento e enquanto não estiver um apenso ou alteração junto ao mesmo, (pasta de comissários) quando desempenhar tal função, mantenho a minha opinião e cumpro o que está escrito, para além de não compreender por que razão está escrito "não permitir" em vez de "proibir", ou então, como também já disse, estar expresso no aludido ponto, se for dado ou puxado cabo, conta como poitada.

Abraço.

Braga.

fbento
    C.ª Mares
    C.ª Mares

Número de Mensagens: 1587

Equipamento
    Cana:
    Carreto:
    Fios:

Mensagem por fbento em Qua 13 Jul 2011, 00:33

este ano aconteceu na 1º prova em Setúbal...(dar cabo)...e contou como poitada. fixe

hugo
    Clube Naval Ericeira
    Clube Naval Ericeira

• ............1ª Divisão............
    Número de Mensagens: 47

Equipamento
    Cana: tica new dolphin 3.25mt , colmic power drive 3.60mt
    Carreto: grauvell 3500, shimano ultegra
    Fios: gorilla, seaguar fxr,

Mensagem por hugo em Qua 13 Jul 2011, 01:25

neste caso seria facil resolver este problema, uma vez que fiz a formaçao de comissário e me lembro do que foi dito sobre este assunto, entendo a falha no regulamento (embora ainda nao tenha ido confirmar o que diz sobre isto) apenas como uma gralha nao dando sequer importancia, acho que se mais atletas fizessem a formaçao de comissários uma vez que é gratuita e só nos ajuda a clarificar estas pequenas questoes nao haviam todas estas duvidas eu lembro me perfeitamente que alem de apenas uma formaçao foi um dia onde se tiraram muitas duvidas se aprenderam coisas novas e dou o exemplo que de certo se lembram do problema que tem havido em epocas anteriores com a pontuaçao da viuva será 10 pontos será 40 pontos. foi uma das questoes que se colocaram e resolveram assim como discutir o que está bem e o que está mal é um local onde nós atletas nos podemos queixar e dar opinioes eu lembro me de ter tido uma conversa sobre a questao da diminuiçao de tamanho dos peixes de 10 pontos dos 18 para os 17 cm o qual eu sou contra para mim esses peixes nem sequer deveriam contar para prova. e nao quero lançar nenhum tipo de discussao sobre isto é apenas a minha opiniao e o eduardo falou comigo explicou os pontos dele eu expliquei os meus e ja está. sempre que hoouver uma formaçao aconselho a todos que a façam para se protegerem a si e aos outros aquando de uma prova. abraços e portem se mal.

Ricardol
    Botafogo FC
    Botafogo FC

Número de Mensagens: 2835

Equipamento
    Cana: Tubertini KBM F1 504, Tubertini KBM F1 504 Fix, Tubertini Sea Power Strong 3-4m
    Carreto: Tubertini AP Power 8000, Tubertini Maxim
    Fios: Tubertini

Mensagem por Ricardol em Qua 13 Jul 2011, 10:29

hugo escreveu:neste caso seria facil resolver este problema, uma vez que fiz a formaçao de comissário e me lembro do que foi dito sobre este assunto, entendo a falha no regulamento (embora ainda nao tenha ido confirmar o que diz sobre isto) apenas como uma gralha nao dando sequer importancia, acho que se mais atletas fizessem a formaçao de comissários uma vez que é gratuita e só nos ajuda a clarificar estas pequenas questoes nao haviam todas estas duvidas eu lembro me perfeitamente que alem de apenas uma formaçao foi um dia onde se tiraram muitas duvidas se aprenderam coisas novas e dou o exemplo que de certo se lembram do problema que tem havido em epocas anteriores com a pontuaçao da viuva será 10 pontos será 40 pontos. foi uma das questoes que se colocaram e resolveram assim como discutir o que está bem e o que está mal é um local onde nós atletas nos podemos queixar e dar opinioes eu lembro me de ter tido uma conversa sobre a questao da diminuiçao de tamanho dos peixes de 10 pontos dos 18 para os 17 cm o qual eu sou contra para mim esses peixes nem sequer deveriam contar para prova. e nao quero lançar nenhum tipo de discussao sobre isto é apenas a minha opiniao e o eduardo falou comigo explicou os pontos dele eu expliquei os meus e ja está. sempre que hoouver uma formaçao aconselho a todos que a façam para se protegerem a si e aos outros aquando de uma prova. abraços e portem se mal.

boa malha boa malha boa malha boa malha

Ricardo Lavandeira

Vamos a eles[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MOliveira
    CN Nazaré
    CN Nazaré

Equipamento
    Cana:
    Carreto:
    Fios:

Mensagem por MOliveira em Qua 13 Jul 2011, 11:42

hugo escreveu:neste caso seria facil resolver este problema, uma vez que fiz a formaçao de comissário e me lembro do que foi dito sobre este assunto, entendo a falha no regulamento (embora ainda nao tenha ido confirmar o que diz sobre isto) apenas como uma gralha nao dando sequer importancia, acho que se mais atletas fizessem a formaçao de comissários uma vez que é gratuita e só nos ajuda a clarificar estas pequenas questoes nao haviam todas estas duvidas eu lembro me perfeitamente que alem de apenas uma formaçao foi um dia onde se tiraram muitas duvidas se aprenderam coisas novas e dou o exemplo que de certo se lembram do problema que tem havido em epocas anteriores com a pontuaçao da viuva será 10 pontos será 40 pontos. foi uma das questoes que se colocaram e resolveram assim como discutir o que está bem e o que está mal é um local onde nós atletas nos podemos queixar e dar opinioes eu lembro me de ter tido uma conversa sobre a questao da diminuiçao de tamanho dos peixes de 10 pontos dos 18 para os 17 cm o qual eu sou contra para mim esses peixes nem sequer deveriam contar para prova. e nao quero lançar nenhum tipo de discussao sobre isto é apenas a minha opiniao e o eduardo falou comigo explicou os pontos dele eu expliquei os meus e ja está. sempre que hoouver uma formaçao aconselho a todos que a façam para se protegerem a si e aos outros aquando de uma prova. abraços e portem se mal.

Eu também concordo que ao fazer formação de comissário se tiram muitas dúvidas e se aprende muita coisa, mas o problema é que existem regras definidas que por vezes são alteradas e do ponto de vista da competição têm que ser escritas no Regulamento. Se assim for, ninguém poderá dizer que não leu o email, pois o regulamento é a base das regras da prova.
    Aliás, como comissário, não posso justificar uma dúvida que um atleta coloca porque me disseram isso na formação, ou porque o Sr. Eduardo me disse... simplesmente tenho que explicar ao atleta qual é a interpretação correcta do regulamento, com base no própio.
    Logo, se alguém me disser que não podemos dar cabo, mesmo que conte como poitada, tenho que aceitar, pois é isso que está escrito no regulamento (não exite nenhuma exceção).

No meu caso, fiz a formação no ano passado. Logo, não havia esta questão do "dar cabo", simplesmente não era permitido.

Posso estar enganado, mas por isso o escrevo aqui, pois também defendo a troca de ideias como aprendizagem.

Miguel Oliveira

Luís Guerreiro
    AAPinhalnovense
    AAPinhalnovense

• ............3ª Divisão Sul............
    Número de Mensagens: 155

Equipamento
    Cana: grauvell dh teleboat
    Carreto: stella
    Fios: seaguar asso berkley

Mensagem por Luís Guerreiro em Qua 13 Jul 2011, 11:54

[/quote] Eu também concordo que ao fazer formação de comissário se tiram muitas dúvidas e se aprende muita coisa, mas o problema é que existem regras definidas que por vezes são alteradas e do ponto de vista da competição têm que ser escritas no Regulamento. Se assim for, ninguém poderá dizer que não leu o email, pois o regulamento é a base das regras da prova.
    Aliás, como comissário, não posso justificar uma dúvida que um atleta coloca porque me disseram isso na formação, ou porque o Sr. Eduardo me disse... simplesmente tenho que explicar ao atleta qual é a interpretação correcta do regulamento, com base no própio.
    Logo, se alguém me disser que não podemos dar cabo, mesmo que conte como poitada, tenho que aceitar, pois é isso que está escrito no regulamento (não exite nenhuma exceção).

No meu caso, fiz a formação no ano passado. Logo, não havia esta questão do "dar cabo", simplesmente não era permitido.

Posso estar enganado, mas por isso o escrevo aqui, pois também defendo a troca de ideias como aprendizagem.

Miguel Oliveira
    [/quote]

boa malha boa malha boa malha

Correcto, se há alteração tem que estar no regulamento, se não está no regulamento não é válido.

Data/hora atual: Sab 19 Maio 2012, 22:28